Formação de Agentes Culturais 

Apresentação

O Programa de Formação e Capacitação de Agentes Culturais surge a partir da necessidade de qualificar os agentes do campo cultural para o acesso a recursos e incentivos culturais. O Programa busca sanar dificuldades burocráticas ou operacionais comumente encontradas pelos profissionais de produção cultural.

Com o objetivo de ampliar o número de pessoas e grupos que usufruem de mecanismos de incentivo à cultura, a formação irá capacitar agentes culturais que desejam elaborar e enquadrar projetos nos editais culturais, de acordo com a Lei Municipal 9.904/2012 (Sistema Municipal de Fomento a Cultura - SMFC) e a Lei municipal nº 10.432/2015 (Edital das Artes de Fortaleza).

Para isso, serão realizados sete cursos livres, compostos de 20 horas-aula, além da disponibilização de um balcão de Informações nas 7 secretarias regionais do município de Fortaleza, para esclarecimento de dúvidas dos candidatos relativas aos editais.

Os cursos ocorrerão de forma simultânea distribuídos nas regionais, durante o mês de julho, voltando-se aos profissionais que desejam qualificação na área de elaboração de projetos e captação de recursos, buscando efetivar políticas públicas mais assertivas, descentralizadas e democráticas. As inscrições para formação devem ser realizadas através da ficha de inscrição online.

Os cursos tratarão os seguintes temas:

–Políticas culturais e Legislação: Serão discutidos os principais instrumentos vinculados ao desenvolvimento dessa política cultural e do Edital das Artes, tais como Plano Municipal de Cultura/ Lei Municipal 9.904/2012 (Sistema Municipal de Fomento a Cultura - SMFC)/ Lei municipal nº 10.432/2015 (Edital das Artes de Fortaleza);

–Elaboração de Projetos: Será abordada a Elaboração de Projetos culturais, tendo como objetivo a apresentação de metodologias de planejamento e elaboração de Projetos Culturais, abordando as etapas e estratégias para composição do projeto, orçamento, cronograma e outros itens, bem como discutindo as melhores fontes de financiamento e patrocínio. Esse momento do curso compreende desde os conceitos básicos acerca da estruturação do projeto, até às estratégias de captação de recursos, leis de incentivo à cultura, possíveis patrocinadores e elaboração de projeto-base.

– Orientação Jurídica: Esta etapa se volta à orientação Jurídica dos participantes, visando sanar as principais questões técnicas relativas ao edital e tornar os agentes aptos a produzir conteúdo e participar de editais.

– Prestação de contas: Visando atender a uma ampla demanda de produtores, gestores e artistas, a oficina de Prestação de contas compreende os principais conceitos e normas de prestação de contas, bem como fases e procedimentos necessários para justificar a aplicação adequada dos recursos repassados ao projeto cultural.

– Preenchimento prático específico para editais culturais: o módulo se volta ao aperfeiçoamento da Prática de inscrição, com o preenchimento prático dos formulários específicos de editais culturais.

As aulas acontecerão no período de 25 a 29, nos locais indicados abaixo:

Quem se inscreveu para o curso nas Regionais abaixo, as aulas acontecerão no período da manhã, das 8h às 12h:

Regional do Centro - Auditório do Mercado São Sebastião - Rua General Clarindo de Queiroz nº 1745 – Centro (Terraço Superior).  VAGAS ESGOTADAS
Regional I - Cuca Barra - Av. Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará VAGAS ESGOTADAS
Regional II - Rua Professor Juraci M Oliveira, 1 - Edson Queiroz VAGAS ESGOTADAS
Regional V - Cuca Mundubim - Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim VAGAS ESGOTADAS
Regional VI - Cuca Jangurussu - Av. Contorno Norte s/n -  Jangurussu VAGAS ESGOTADAS

Já quem se inscreveu para as Regionais que seguem, as aulas serão à tarde, de 13h a 17h:

Regional III - Auditório da Secretaria Regional III - Avenida Jovita Feitosa, 1264 - Parquelândia (Entrada de carro pela rua Padre Guerra) VAGAS ESGOTADAS
Regional IV - Auditório da Secretaria Regional IV - Avenida Dedé Brasil, 3770 - Serrinha VAGAS ESGOTADAS

 

 

contact

Contato


Gostaria de mais informações sobre o Instituto Raimundo Vieira Cunha? Vá em frente, entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Nome*

Please type your full name.
E-mail*

Invalid email address.
Assunto*

Please type your full name.
Mensagem*

Entrada Inválida



Email
contato@irvc.com.br
Telefone
+55 85 3268 2132
Endereço
Av. Santos Dumont, 2122 / Sala 1510 - Aldeota | 60150-161, Fortaleza-CE