http://www.laboratoriosculturais.com/

Idealizado a partir da compreensão do novo contexto do mercado cultural, marcado pela expansão da indústria cultural nacional e internacional e por uma mudança nas dinâmicas sociais de consumo e produção, o Laboratório de Produção surgiu com o objetivo de oferecer formação técnica gratuita no campo da produção cultural, de modo a fortalecer e potencializar a cadeia produtiva da cultura no Estado do Ceará.

O Curso teve início em 2012 e foi estruturado com uma carga horária de 1.050 horas-aula, disponibilizando aos alunos um total de 26 disciplinas regulares que abordavam as artes e as políticas culturais, de modo mais amplo, e debates mais específicos nas diversas linguagens artísticas, como teatro, artes plásticas, música e Literatura. Como parte integrante dessa formação, o estágio supervisionado permitiu que os alunos testassem, na prática, os conhecimentos adquiridos no curso. Com experiências diversas em grandes produtoras, equipamentos culturais e outros espaços de Fortaleza, os alunos não só contribuíram para o desenvolvimento desses locais, como também se tornaram multiplicadores do conhecimento, fazendo com que os resultados da formação repercutissem ainda mais no campo cultural.

Além da qualificação extensiva, o Laboratório ofereceu uma formação complementar composta por 8 cursos livres, 6 oficinas e 4 seminários, beneficiando um público de mais de 1.700 pessoas. Uma formação robusta que teve como um de seus principais diferenciais a qualidade do corpo docente, formado por doutores, mestres e especialistas do Ceará e de outros estados do Brasil.

Chegando à sua segunda edição, o curso terá início em agosto de 2016, oferecendo formação totalmente gratuita ao longo de 12 meses, com disciplinas distribuídas em três eixos básicos: Fundamentos dos meios de expressão; Teoria e método em cultura; e Planejamento e produção cultural.

Sua estrutura contempla uma carga horária total de 1.060 horas/aula, distribuídas entre 26 disciplinas obrigatórias (incluindo o estágio supervisionado de 200h/a), e 390 horas/aula de formação complementar, composta por 12 cursos livres (20h/a cada), 11 oficinas instrumentais (10h/a cada) e 5 seminários de produção cultural (8h/a cada). As aulas ocorrerão de segunda a quinta-feira, no turno da manhã.

Aliando a formação extensiva à complementar, o Laboratório estimula a pluralidade, gerando espaços de pesquisa e sistematização de conhecimentos, além de interação entre profissionais, o que favorece ações compartilhadas e fortalecimento de redes. Ao todo, são alcançados 50 produtores culturais na formação extensiva do Curso Técnico e cerca de 1.700 pessoas participantes da Formação Complementar.

Apresentado pela Petrobras, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, o Laboratório de Produção é uma realização do Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC e o Instituto BR Arte, com correalização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento, Vila das Artes e Instituto Raimundo Vieira Cunha, apoio institucional da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Governo do Estado do Ceará – SECITECI junto a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, apoio cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Quitanda das Artes e patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.

contact

Contato


Gostaria de mais informações sobre o Instituto Raimundo Vieira Cunha? Vá em frente, entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Nome*

Please type your full name.
E-mail*

Invalid email address.
Assunto*

Please type your full name.
Mensagem*

Entrada Inválida



Email
contato@irvc.com.br
Telefone
+55 85 3268 2132
Endereço
Av. Santos Dumont, 2122 / Sala 1510 - Aldeota | 60150-161, Fortaleza-CE